Arranca hoje o Acelerador 5G – Programa de Inovação Colaborativa. Trata-se de uma iniciativa da Nos em parceria com a Amazon Web Services (AWS) que visa promover o desenvolvimento de ideias e negócios relacionados com a tecnologia 5G. O desafio é lançado às startups com projectos nesta área e que se podem candidatar até ao dia 11 de Abril (www.acelerador5g.com.).

O Acelerador 5G, lançado com o apoio da Startup Lisboa, deverá contribuir para a construção de um ecossistema de inovação e empreendedorismo em Portugal, de forma a tirar o melhor partido possível das vantagens da nova geração de comunicações – desde velocidades mais rápidas a baixa latência ou capacidade de ligar milhões de equipamentos e dispositivos entre si.

“Podem inscrever-se startups nacionais ou estrangeiras com operação em Portugal que tenham um modelo de negócio que possa ser potenciado pela tecnologia 5G ou que pretendam explorar e desenvolver novos modelos de negócio a partir desta tecnologia”, explica Nos em comunicado.

Apenas algumas startups terão oportunidade de integrar o programa, sendo que as seleccionadas beneficiarão de exposição a potenciais investidores, incluindo a Armilar Venture Partners, entidade que gere o fundo de capital de risco Nos 5G.

As startups seleccionadas terão também acesso a sessões com mentores técnicos e de negócio da Nos e AWS , além de uma oferta de serviços da AWS que pode ir até 100 mil euros através do programa AWS Activate. O grande vencedor será premiado com 7.500 euros e acesso directo à incubação na Startup Lisboa.

O Acelerador 5G terá a duração de sete semanas, preenchidas com webinars, sessões de mentoria e momentos de acompanhamento individual a cada projecto. Junta-se networking, open innovation e talks de especialistas. O programa termina a 30 de Junho com um Demo Day e a apresentação pública dos projectos finalistas a potenciais parceiros e investidores.

Executive IT