Promover e Divulgar Negócios na Internet

De acordo com pesquisa, até ao final de 2020, o mercado global de compras online deve alcançar a marca de 4 triliões de dólares.

Acompanhando essa tendência, o mercado americano espera conquistar 300 milhões de compradores até 2023. Isso, em termos percentuais, representa mais de 90% da população do país. Perante isto, percebe-se a dimensão e o potencial deste sector, certo?

Se pensa que só a “Terra do Tio Sam” irá prosperar nesse segmento, saiba que está muito enganado. Isso porque, segundo a Invesp, a língua Portuguesa, através do Brasil também faz parte dessa lista, como pode observar abaixo:

Promover e Divulgar Negócios na Internet

Para saber como promover e divulgar o seu negócio na Internet, siga estas sugestões:

1. Tenha um site comercial;
2. Garanta que seu site seja encontrado;
3. Esteja presente nas redes sociais;
4. Crie um blog;
5. Invista em anúncios;
6. Associa-se a um marketplace;
7. Faça parcerias;
8. Conte com um bom sistema de pagamentos online.

1. Tenha um site comercial

Pode até ser óbvio, mas de acordo com pesquisa do The Balance Small Business, quase 50% das pequenas empresas não têm um website próprio.

Esse número elevado deve-se muito ao desconhecimento. Isto porque 35% dos empresários consideram o seu negócio muito pequeno para ter um site.
Tal facto não é verdade. É claro que quanto mais robusto for o seu orçamento, mais funcionalidades o seu site terá. No entanto, mesmo com poucos recursos, é possível ter um site comercial que cumpra bem o seu papel.

Promover e Divulgar Negócios na InternetPara tanto, o primeiro passo é obter um domínio próprio. Depois, é preciso hospedar (Hosting) o seu site numa hospedagem confiável. Nesse contexto, é bom ficar atento, pois a solução mais barata pode sair a mais cara no fim das contas por não oferecer um serviço de qualidade.

Não se esqueça: o seu site representará a sua marca.

Depois da hospedagem, é preciso ter em atenção os seguintes pontos:

• assegure-se de que seu site seja responsivo: ou seja, é fundamental que ele funcione tanto via desktop como por dispositivos móveis;
• insira informações importantes: coloque a sua missão, os seus valores, a história de sua empresa e, caso possua, e testemunhos de clientes. Os testemunhos são muito importantes para gerar autoridade ao seu negócio.

 

2. Garanta que seu site seja encontrado

De nada adianta ter um site com um óptimo design, bem escrito e com boa navegabilidade se ele não puder ser encontrado pelos principais mecanismos de busca, como o Google ou Bing.
Dessa forma, é crucial que invista em SEO para que, assim, o seu site e os seus produtos apareçam nas primeiras páginas do Google.

3. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais representam um local poderoso para gerar consciência sobre uma marca e atrair tráfego para o seu website. Para isso, é importante criar conteúdo útil e postá-lo na rede social escolhida com periodicidade. Nesse sentido, fotos e imagens de qualidade também são importantes.

Outra sugestão essencial é: não queira estar em todas as redes sociais. A máxima quantidade não é qualidade para Promover e Divulgar Negócios na Internet. Cada rede apresenta uma linguagem diferente e é muito possível que nem todas façam sentido para o seu negócio.

Mais um ponto vital: não pense que irá vender logo no primeiro momento por meio das redes sociais. Os algoritmos do Facebook, por exemplo, não permitem que o seu conteúdo tenha um grande alcance orgânico. Porém, estar presente nas redes sociais de forma constante e relevante é uma boa táctica para gerar credibilidade para a sua marca.

4. Crie um blog

Um bom modo de atrair tráfego para o seu negócio e também de conseguir “prospects” é ter um blog. Para isso, o blog necessita ser muito bem escrito, estar optimizado de acordo com as técnicas de SEO e gerar valor para Promover e Divulgar Negócios na Internet.

Dessa forma, postando conteúdo relevante com frequência, é possível, por meio de simples formulários, conseguir dados básicos de seus visitantes, um ponto importante nessa estratégia de marketing de conteúdo.

Assim, aos poucos, além de ganhar autoridade no seu sector ou nicho de mercado, você também pode mandar e-mails para esses visitantes até que eles se tornem clientes.

Promover e Divulgar Negócios na Internet
Promover e Divulgar Negócios na Internet
Promover e Divulgar Negócios na Internet